Site da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro do Jaguaré - São Paulo - SP

Programação da Semana Santa

Programação da Semana Santa 2018

Dia 25/03 – Domingo de Ramos

A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.
Matriz
08h00 – Santa Missa – Procissão com saída em frente à secretaria (concentração às 7h30)
11h00 – Santa Missa – Procissão com saída na Rua Desembargador José Antonio Nogueira, em frente ao número 96 esquina com rua Agostinho Cretella (concentração às 10h30)
19h00 – Santa Missa – Procissão com saída na Rua Des. Altenfelder Silva, 106 (concentração às 18h30)
Lembre-se de trazer seus ramos para participar dessa bonita festa da nossa igreja.
Dia 27/03 – Terça-feira Santa
19h00 – Missa
19h30 – Confissões na Matriz
Dia 28/03 – Quarta-feira Santa
15h30 – Missa com os Enfermos (Matriz)
19h30 – Missa (Matriz)
TRÍDUO PASCAL
O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.
Dia 29/03 – Quinta-feira Santa

Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
ministerial.
A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual.
A celebração solene da Missa, recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial.
Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.
Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos ameis”.
Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia impica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da celebração.
19h30 – Celebração da Ceia do Senhor e Lavapés na Capela
19h30 – Celebração da Ceia do Senhor e Lavapés na Matriz
Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento é transladado em Solene Procissão, para a salão paroquial, onde permanece até a meia-noite. Não será permitida a permanência durante a madrugada.
Vigília Eucarística – quinta até meia noite e sexta-feira das 7h às 12h.
Dia 30/03 – Sexta-feira Santa

A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens.
Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando esntender o significado profundo da morte do Senhor.

07h00 – Vigília espontânea as 7h às 12h
15h00 – Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão (Matriz).
Realiza-se com espírito de recolhimento e contrição a procissão do Enterro do Senhor. Trajeto: proximidades da matriz. Trazer vela com protetor para a procissão. Também teremos velas sendo vendidas na porta da Igreja.
20h00 – Encenação da Paixão de Cristo no salão paroquial
Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.
Dia 31/03 – Sábado Santo
Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração.
O Povo de Deus é convocado a permanecer este dia em espírito de recolhimento junto ao sepulcro do Redentor, onde repousa o Sacrossanto Corpo daquele que vio para salvar o que estava perdido, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição.
Durante o dia não há missa, nenhuma celebração.
A noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, reviveno a ressureição de Cristo, sua vitória sobre o pecado e a morte.
A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.
19h00 – Missa do Fogo na Capela
19h00 – Missa do Fogo na Matriz
Na solene celebração da Vigília Pascal passaremos pelos ritos:
Bênção do Fogo
Preparação do Círio Pascal
Canto do Exultet
Liturgia da Palavra com leituras, orações e cânticos
Liturgia Batismal com Bênção da Água
Batismo e Renovação das Promessas do Batismo
Liturgia Eucarística
Para a Renovação das Promessas do Batismo traga sua vela com protetor. Também teremos velas sendo vendidas na porta da Igreja
Dia 01/04 – Domingo da Ressurreição
Celebramos a certeza de que Cristo vive entre nós, para fazer acontecer a verdadeira Páscoa em nossas vidas.
A vida venceu a morte!
O Cristo ressuscitou! Aleluia!!!

07h30, 09h00, 11h00 e 19h00 Santa Missa (Matriz)
10h30 e 18h00 Santa Missa (Capela)
Na missa das 19h00 teremos a Encenação da Ressureição

Terça a Quinta: 19h

• Telefone: (11) 3768-4308 / (11) 3582-1637
  • WhatsApp: (11) 94570-1419 (atendimento por WhatsApp das 8h30 as 11h30 e das 13h30 as 17h30)

Endereço: Avenida General Mac Arthur, 1130, Jaguaré, SP

Atualmente, fazemos o Terço dos Homens  somente às

Sexta às 6:30h

Grupo de Oração

Grupo de Oração Exército de Maria

Sextas-feiras, as 20hs

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Instagram: http://www.instagram.com/exercito.demaria/
Facebook: https://www.facebook.com/grupodeoracaoexercitodemaria2019/