Pastoral da Catequese

“Quem come minha carne e meu Sangue permanece em mim e eu nele.” Jo 5,6

Nossa missão é FAZER ECOAR a Palavra de Deus. Nosso primeiro catequista é o pároco, que em suas homilias, vai levando ao povo a mensagem de Deus.

A catequese esta presente em todas as idades e deve ser uma trajetória CONTÍNUA de Educação na Fé. Por isso, é importante que os pais tenham o cuidado de levar as crianças desde pequenas para irem descobrindo as maravilhas de Deus.

CATEQUESE INFANTIL

Sacramento: 1ª Eucaristia

Duração: 2 anos

Idade mínima: 9 anos completos

Inscrições: na secretaria.

Documentos necessários: TRAZER CÓPIA !!!!

a) Cópia Certidão de Batismo

b) Cópia Certidão de Nascimento

c) Cópia Comprovante de residência

d) Cópia RG

Dias e horários dos encontros turmas com inscrições ainda abertas:

a) Terças

• manhã: das 9h00 às 10h30
  • tarde: das 15h às 16h30

b) Sábados

• manhã: das 09h00 às 10h30

CATEQUESE DE ADULTOS

A Catequese de Adultos nasceu da vontade do nosso pároco e da comunidade em engajar e acolher todos os adultos na iniciação ou reiniciação à vida cristã, afastados ou desinformados dos Sacramentos, através de encontros semanais, num processo de formação permanente. É uma catequese muito especial, onde se acolhem todos os jovens e adultos solteiros, casados ou viúvos, conforme o «momento» que cada um está vivendo, com necessidade de receber e celebrar os Sacramentos (EX: Batismo: para casar ou batizar alguém; Eucaristia: para poder participar da comunhão e do banquete eucarístico; Crisma: para crismar alguém ou pela necessidade do próprio Sacramento).

Esta procura pelos Sacramentos pode aflorar de várias formas:

• Na entrevista dos noivos junto ao Pároco ou na própria Secretaria Paroquial, ou nas diversas pastorais e movimentos que a Igreja possui.
  • Num bom acolhimento dos paroquianos em uma experiência de primeira missa católica ou num retorno de muitos anos sem participar de uma celebração.
  • Num retorno às missas, pois se recusavam a participar ou regressar à Igreja pela falta dos Sacramentos, seja por vergonha ou falta de conhecimento, pois acreditavam que passaram do tempo de frequentar ou aprender noções de formação cristã.
  • Nos avisos paroquiais que existe ainda uma chance de receber os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, através dos encontros de adultos, sem data de início.
  • Pelo incentivo dos familiares e amigos, participantes da comunidade, que incentivam e sabem que nossa paróquia possui esta pastoral.

Nestes encontros, mais do que «saber» e «aprender», para eles é incentivado o «experimentar», «conversar», «viver», «recuperar», «aprofundar» a fé, aspectos a rever, confrontos a fazer, realidades a converter. Porque a fé é dinâmica, ou se alimenta ou se perde e para isso é preciso um processo de conversão em três etapas:

• A ação missionária para os não crentes, anúncio do kerígma, revelação primeira de Jesus Cristo Nosso Senhor. Catequese de iniciação, a vida do povo de Deus e o anúncio dos Sacramentos.
  • É ação catequética para os que já aceitaram o Evangelho e querem aprofundar a sua fé e o seu compromisso cristão. Catequese de aprofundamento, o exemplo de vida e de evangelizar de Jesus, Maria e José;
  • É ação pastoral, para os que já estão amadurecidos na fé e desejam continuar a confrontar-se com a sua fé na vida diária. Catequese permanente, trabalhando para o crescimento do Reino de Deus.

Funções da Catequese de Adultos são:

• Apoio espiritual e moral de referência doutrinal e prática da fé e busca da salvação.
  • A dimensão pascal que permite refletir a constante passagem da morte à vida.
  • A maturação pessoal e a evangelização cristã constante em uma vida de fé e de um firme compromisso cristão que os leva a perderem o medo de ajudar outros a descobrirem a pessoa de Jesus Cristo Salvador.
  • É mostrar que ser cristão é muito mais do que ser religioso, é ser coerente na vida familiar, profissional e social através do seu testemunho nas experiências da fé e da caridade, movidos pelo Espírito Santo que lhes abre o coração, consciente e livremente.
  • Buscar o Deus vivo e tomar o caminho da fé e da conversão, através da prática de invocar a Deus, da oração e ainda buscar uma experiência de vida comunitária e de espírito cristão.

Finalmente é uma primeira vontade de mudar de vida e de estabelecer relações pessoais com Deus em Cristo e, consequentemente a reconciliação num primeiro sentido.